http://nelsivalmenezescapoeira

INTRODUÇÃO Objetiva disponibilizar com credibilidade científica internacional o apoio aos estudiosos, acadêmicos, professores, mestres e praticantes de Capoeira. Iniciei a prática da capoeira ainda quando cadete na Academia da P.Militar através do Mestre Ezequiel. Ao me graduar em Educação Física, meu primeiro desafio foi compor a comissão técnica, como preparador física, dos treinamento do Mestre Sacy - Campeão Brasileiro de Capoeira. Posteriormente quando preparador físico do Esporte Clube Bahia implantei a prática da Capoeira como método auxiliar na melhoria do condicionamento físico juntamente com os Mestres Sacy, Alabama, e Ezequiel. Compus o corpo docente do curso de instrutores de capoeira na P.Militar da Bahia e por último conclui um doutorado em Ciências da Atividade Física e Desportos pela Universidad de León, Es/ULBRA tendo com título “VALORACIÓN DE LOS EFECTOS SOBRE LA CONDICIÓN FÍSICA EN RELACIÓN CON LA SALUD DE UN NUEVO MÉTODO DE ACONDICIONAMIENTO FÍSICO (“LA CAPOEIRA”) tendo como orientadores os Prof. Dr. JOSE GERARDO VILLA VICENTE; Prof. Dra. MARIA CONCEPCION AVILA ORDAS e o Prof. Dr. José Alexandre Menezes. Essa tese contempla o experimento em humanos para identificação da melhoria nas quatro grandes áreas que concorrem para a performance humana: Área cine antropométrica, cardiopulmonar neuromuscular e composição Corporal. Atualmente estou orientando artigos de alguns acadêmicos do curso de Educação física da UCSal sob a docência do Prof Josevaldo Lima, Mestre SACY e na Câmara de Vereadores como Assessor Técnico da Comissão Permanente de Educação, Esportes, Cultura e Lazer.

domingo, 23 de maio de 2010

HIPERTENSÃO - Como prevenir esse perigo que chega silenciosamente?

Como prevenir o perigo que chega silenciosamente?
Como prevenir o perigo que chega silenciosamente?
Algumas doenças se instalam aos poucos, comprometendo órgãos e debilitando a saúde. A hipertensão, diabetes, arteriosclerose, osteoporose e outras doenças silenciosas podem fazer um verdadeiro estrago no organismo antes de manifestar seus primeiros sintomas.
A informação é arma importante no combate a essas doenças e nos ajuda a termos uma vida longa e saudável.
A literatura médica científica vem informando que o homem moderno vive de uma forma muito aquém do que exige sua natureza. Cláudio Ferreira no portal de Educação Física informa que “Corremos contra o relógio, sem tempo para nada, às vezes nem para comer direito. Não praticamos exercícios físicos, nos alimentamos mal, vivemos continuamente em estado de estresse e ansiedade, e, além de tudo, ainda damos pouca importância para a linguagem do corpo”. Silenciosamente, algumas doenças se aproveitam do desgaste excessivo a que submetemos nosso organismo para irem se instalando aos poucos, sem apresentar nenhum sintoma que as denuncie. alguns fatores de risco como hereditariedade, sedentarismo, alimentação inadequada um repousar e sono ruins proporcionam um caminho livre, para que essas doenças silenciosas se instalem. O adotar uma postura preventiva em relação à saúde pode prolongar e melhorar a qualidade de vida e proporcionar uma tranqüilidade extensiva à sua família. Algumas doenças silenciosas podem ser facilmente diagnosticadas com exames de laboratório, os quais costumam ser solicitados pelos médicos logo na primeira consulta de avaliação geral. Não espere portanto, que elas progridam para só depois tomar uma atitude.
HIPETENSÃO ARTERIAL NECESSITA SER CONTROLADA CONSTANTEMENTE
A força exercida pelo sangue nas paredes das artérias dá-se o nome de pressão arterial. Quando excessiva, chama-se hipertensão e, em longo prazo, os danos poderão se tornar irreparáveis, provocando o mau funcionamento de diversos órgãos, especialmente nos rins, no cérebro e no coração. Ela não tem idade certa para surgir, e a hipertensão arterial nem sempre apresenta sintomas no início. Uma vez diagnosticada, no entanto, requer tratamento e controle constante. Ao medir sua pressão arterial procure um médico ou enfermeiro ou um profissional capacitado para isso. Ele saberá avaliar corretamente suas medidas e indicará as ações necessárias.
COMO PREVENIR
Alimentar-se com moderação e sendo conveniente aumente o consumo de frutas e vegetais e diminua os excessos, principalmente de açúcar, massa, gordura, sal, temperos, carne gordurosa ou “vermelha” a ingestão exagerada de álcool e café.
Pratique exercícios moderados principalmente os aeróbicos tipo natação em piscina, ciclismo, remo, caminhada/corrida desde que sejam orientados por um profissional de educação física credenciado ou um médico do esporte. O somente caminhar pode chegar a um nível que a intensidade do esforço não seja compatível com a necessidade fisiológica do seu organismo. A sua idade, seu gênero e se você tem alguma contra-indicação à prática de exercício físico devem sempre servir de indicadores para sua programação.
Bom sempre evidenciar que o fumo e o álcool são fatores agravantes da hipertensão. Ela também é sensibilizada pelo descontrole emocional. Estresse, ansiedade e nervosismo predispõem à hipertensão ou atrapalham seu controle.
ALIMENTOS QUE AJUDAM
Na alimentação está o segredo do controle natural dos níveis de colesterol no sangue. Veja como fazer:
Evite ingerir excesso de gorduras de origem animal como a carne de boi, queijo, ovos, leite e manteiga.
A carne branca de frango e a de peixe, no entanto, melhoram a taxa do colesterol protetor.
Óleos vegetais crus quando utilizados moderadamente, não são prejudiciais, ao contrário da gordura de coco. (de oliva, soja ou milho),
Alimentos que contenham fibras solúveis (feijão, banana, maça aveia e milho, por ex.) são imprescindíveis na dieta de quem precisa controlar o colesterol, pois aumentam sua eliminação pelo intestino.
O açúcar, refinado ou não, quando consumido em excesso é transformado em colesterol pelo fígado.
O QUE É BOM PARA O HIPERTENSO?
Aumentar a ingestão de potássio pela escolha de alimentos como feijões, ervilha (evite as de conserva), vegetais verdes escuros, banana, melão, cenoura, beterraba, frutas secas, tomate,
batata inglesa e laranja. Se justifica pela possibilidade de o potássio exercer efeito anti-hipertensivo e ter ação protetora contra danos cardiovasculares.
1. Abandono do tabagismo: o fumo aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
2. Consumir verduras, legumes e frutas diariamente. E, sempre que possível cru.
3. Dar preferência às carnes brancas (peixe e frango) e à carne magra de boi.
4. Diminuir o uso de bebidas alcoólicas e o consumo de café (quatro a cinco xícaras pequenas por dia.
5. O uso de leite e seus derivados é permitido, desde que o queijo seja sem sal (queijo branco ou ricota).
6. No preparo dos alimentos, use de preferência óleo de soja, de milho ou de girassol.
7. Ao temperar as saladas, usar azeite de oliva ou óleo de canola.
8. Preparar alimentos grelhados, assados, refogados ou ensopados e sempre com pouco óleo, evitando frituras ao máximo.
9. Preparar todos os alimentos sem sal
10. Procurar trocar o pão salgado por pão doce ou bolacha doce. Consumir no máximo um pão francês (com sal) por dia.
11. Prefira temperos naturais à vontade, como alho, cebola, cheiro verde, limão, orégano, cominho, coentro, manjericão, etc.
ALIMENTOS PREJUDICIAIS AO HIPERTENSO (FONTES DE MAIOR TEOR DE SÓDIO)
1. Bolachas salgadas, margarina ou manteiga com sal.
2. Carnes processadas industrialmente (bacalhau, charque, carne seca, camarão seco, defumados, etc.).
3. Conservas (picles, azeitona, aspargo, palmito, milho, patês, algas, chucrutes, maionese pronta, etc.).
4. Embutidos (salsicha, mortadela, lingüiça, presunto, salame, paio, etc.).
5. Enlatados (extrato de tomate, milho, ervilha, molho inglês, de soja, etc.).
6. Queijos, à exceção de queijo branco e ricota sem sal, que são permitidos.
7. Sal de cozinha e temperos industrializados como catchup, mostarda, shoyu, caldos concentrados, etc.
8. Salgadinhos para aperitivos (batata frita amendoim, salgado, etc.).
9. Temperos e sopas prontos, caldos concentrados, etc.
Bibliografia:
• IV Diretrizes Brasileiras de Hipertensão 2002.
• Vida Plena. Diretoria: SANTOS, Nelson Bastos dos. JÚNIOR, Nelson Bastos dos Santos. Produção editorial: Dorothy Maia Comunicação S/C Ltda. Produção Gráfica: Idéia Visual. Fotolitos: Bureau Bandeirantes. Publicação: Next Gráfica e Editora Ltda. SP.